• Fone/Fax: (47) 3351 - 1373
Foto Seguro Desemprego pode ser solicitado pela internet
  • 28/04/2020

Seguro Desemprego pode ser solicitado pela internet

Pelo app Carteira de Trabalho Digital ou no site gov.br, saiba como fazer

Nas últimas semanas o país inteiro tem sofrido com a pandemia do novo coronavírus e os trabalhadores vivem ainda mais intensamente as mudanças causadas por esta questão de saúde pública, na economia do Brasil.

Infelizmente muitos trabalhadores e trabalhadoras foram dispensados de seus empregos e precisam recorrer agora a um benefício que lhes é garantido por lei: o Seguro Desemprego.

O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal e tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador dispensado involuntariamente.

O trabalhador dispensado sem justa causa recebe do empregador o Requerimento do Seguro-Desemprego, de posse do documento, o trabalhador poderá acessar o Portal de Serviços do Governo e cadastrar o seu requerimento de Seguro-Desemprego ou pode levar o mesmo, junto com o restante da documentação, e fazer o requerimento em um posto de atendimento do Ministério da Economia. No caso de Brusque, este posto trata-se do Sistema Nacional de Empregos (Sine), localizado na Praça da Cidadania.

Entretanto, diante do elevado número de pessoas que procura o Sine diariamente para dar entrada no benefício, os próprios colaboradores do órgão estão orientando aos trabalhadores e trabalhadoras que é possível solicitar seu Seguro Desemprego sem sair de casa, através do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e também pelo site do Governo Federal (gov.br)

O procedimento é bastante simples e você será informado sobre o valor das parcelas e as datas dos pagamentos do benefício.

Vale lembrar que para solicitar o seguro desemprego será necessário um documento muito importante, que o trabalhador recebe da empresa no momento da recisão, que é o requerimento de seguro desemprego. Nele, contém um número, necessário para realizar a solicitação do benefício. O passo a passo é bem simples, mas em caso de dúvidas é só acessar um vídeo com o tutorial de como fazer neste link https://youtu.be/w-PCmtGq_HI

A primeira parcela do benefício demora em média 30 dias para ser disponibilizada. O trabalhador poderá sacar seu benefício utilizando-se os canais de pagamento da Caixa Econômica Federal, quais sejam:

1) depósito na própria conta do trabalhador caso possua conta poupança ou conta simplificada;

2) nos canais eletrônicos e unidades lotéricas, por meio do uso de Cartão Cidadão;

3) nas agências mediante apresentação de documento de identificação civil, CTPS e Requerimento de Seguro-Desemprego.

Últimas Notícias

Tags