• Fone/Fax: (47) 3351 - 1373
Foto O que a Guerra da Ucrânia tem a ver com a economia brasileira?
  • 29/07/2022

O que a Guerra da Ucrânia tem a ver com a economia brasileira?

Iniciado em fevereiro deste ano, o conflito entre a Ucrânia e a Rússia tem sido noticiado diariamente. O combate entre os países e seus apoiadores não envolve o Brasil diretamente, entretanto tem causado impactos na economia brasileira e também em outros países, e, em especial, no bolso dos trabalhadores.
Isso porque a guerra tem influenciado diretamente na inflação mundial, em especial neste período de retomada pós-pandemia.

Para o Brasil, um dos principais impactos tem sido o aumento na alta dos combustíveis, por conta do aumento do valor do barril do petróleo e também do gás natural. Consequentemente, os demais setores acabam sendo impactados também, como o segmento de alimentos, além do câmbio.
Um dos impactos é na alta no valor do trigo, já que tanto a Rússia como a Ucrânia são grandes produtoras mundiais. Assim, o pãozinho francês, por exemplo, acaba sofrendo impactos e tendo seu preço elevado.

De acordo com informações da Agência Brasil, a Rússia é o maior produtor mundial de fertilizantes, itens que também são afetados pelo petróleo mais caro. Atualmente, o Brasil compra 20% dos fertilizantes do mercado russo. O aumento do diesel também interfere indiretamente no preço da comida, ao ser repassado por meio de fretes mais caros.

Além disso, sanções contra a Rússia estabelecidas por conta da guerra também devem promover um aumento generalizado dos preços.
Desta forma a inflação do país, que já está elevada, acaba sendo impactada pelo conflito, bem como o aumento em diversos produtos consumidos diariamente pela população brasileira.

Mais uma vez o Sintrivest reforça que é necessário que o trabalhador entenda e se conscientize sobre a atual situação econômica do Brasil, sobre as perdas que têm ocorrido, bem como sobre a importância da atuação dos sindicatos, assim como também a participação dos trabalhadores junto a estas instituições, tanto nos momentos de negociação coletiva, como nas assembleias e demais ações.
Da mesma forma, o Sintrivest reforça em como é possível mudar essa realidade, por meio da conscientização sobre a valorização dos direitos dos trabalhadores e do processo eleitoral que ocorrerá em outubro deste ano.


(*Fontes:
https://www.opovo.com.br/noticias/politica/2022/03/18/entenda-como-a-guerra-entre-russia-e-ucrania-afeta-o-brasil-efeitos-economia-politica-bolsonaro.html

https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-02/guerra-entre-russia-e-ucrania-pode-impactar-inflacao-e-pib-no-brasil

https://jcconcursos.com.br/noticia/brasil/entenda-como-guerra-na-ucrania-pode-afetar-o-seu-bolso-92593

https://www.cnnbrasil.com.br/business/como-a-invasao-russa-a-ucrania-pode-afetar-a-economia-do-brasil/).

Últimas Notícias

Tags