• Fone/Fax: (47) 3351 - 1373
Foto A importância dos atos em defesa da Democracia brasileira
  • 19/08/2022

A importância dos atos em defesa da Democracia brasileira

No último dia 11 de agosto, diversas cidades em todos os estados do país registraram manifestações em favor da Democracia. Os manifestos apresentaram leituras de cartas em favor do Estado Democrático de Direito e também do processo eleitoral brasileiro.
Os atos se deram após diversos ataques do atual presidente da república, que há tempo tenta desqualificar o sistema eleitoral brasileiro bem como as urnas eletrônicas.

O movimento, contrário à tese infundada do atual presidente, mobilizou a população que por meio de cartas e abaixo-assinados, que ultrapassaram 1 milhão de assinaturas, se manifestaram em favor da Democracia brasileira. A “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” foi uma delas. O documento, idealizado por egressos da Faculdade de Direito da USP, é apartidário e recebeu ampla adesão. A carta defende o sistema eleitoral brasileiro que vem sendo questionado às vésperas da eleição presidencial, apesar do processo eletrônico de apuração servir de exemplo de segurança e confiabilidade para o mundo.

Assim, as manifestações uniram centenas de entidades e federações empresariais, sindicais, universidades, além de artistas, lideranças políticas e representantes da sociedade civil organizada de todo o país.

Em São Paulo, mais de dez mil pessoas estiveram reunidas na Avenida Paulista. Em Santa Catarina, manifestações também ocorreram em Florianópolis e Chapecó. As manifestações defenderam a Democracia, eleições livres, "ditadura nunca mais" e a saída do atual presidente da república. Na capital catarinense, os manifestos ocorreram na sede da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e contaram com a participação de diversas lideranças sindicais e também de representantes da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc). O presidente da Fetiesc Idemar Antonio Martini, e demais integrantes da Federação participaram do ato.

A união da população em favor da democracia, bem como a conscientização sobre a importância deste modelo de governo onde o povo exerce a soberania. Afinal, a democracia é um sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas e, no caso do Brasil, diretas.
Desta forma, a democracia é fundamental para a garantia dos direitos que estão previstos na Constituição Federal, em vigor desde 1988, considerada o pacto social constitutivo da nação brasileira.

Desta forma, o Sintrivest ressalta que é preciso estar atento e consciente sobre a importância do processo eleitoral que o país irá passar em outubro deste ano, bem como sobre o papel do voto de cada cidadão, que irá eleger governantes a nível Federal e Estadual em nosso país.

Escolher candidatos que defendam a democracia, bem como os direitos já conquistados pela nação e, principalmente os que buscam também a defesa dos direitos dos trabalhadores, são fundamentais para o futuro do país.


(*Fontes:

http://www.fetiesc.org.br/

https://www.brasildefato.com.br/2022/08/11/manifestacao-reune-dez-mil-pessoas-na-paulista-contra-ataques-de-bolsonaro-a-democracia

https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2022/noticia/2022/08/11/ato-em-defesa-da-democracia-e-do-sistema-eleitoral-reune-artistas-juristas-empresarios-professores-no-brasil.ghtml

https://www.istoedinheiro.com.br/carta-em-defesa-da-democracia-passa-de-1-milhao-de-assinaturas/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-08/sp-ato-pela-democracia-reune-intelectuais-empresarios-e-politicos

https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2022/08/11/santa-catarina-tem-atos-em-defesa-da-democracia.ghtml

https://www.nsctotal.com.br/noticias/fotos-atos-pela-democracia-se-espalham-em-cidades-de-todo-o-pais ).

Últimas Notícias

Tags