• Fone/Fax: (47) 3351 - 1373
Foto A importância do voto
  • 02/09/2022

A importância do voto

Um cidadão participativo e consciente contribui para o desenvolvimento do país

Milhares de pessoas ao redor do mundo lutaram pelo direito ao voto, e no Brasil não foi diferente. Há registros que as primeiras eleições no país ocorreram no período colonial, pouco tempo depois do descobrimento do Brasil, em 1500. Séculos depois, muita coisa mudou.
Antes, eram poucos homens que tinham direito ao voto, hoje, todo cidadão e cidadã nascidos em solo brasileiro têm esse direito, em especial desde 1988, com a promulgação da Constituição Federal e a reformulação do modelo do sistema eleitoral brasileiro, que ampliou ainda mais as garantias, deveres e direitos em relação ao voto e exercício da cidadania.
As mulheres são outro exemplo dessa conquista. Elas batalharam muito para poder exercer esse privilégio e, ainda no começo do século 20, finalmente o sistema eleitoral permitiu que elas votassem. Hoje, são maioria do eleitorado, já que de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elas representam 52,65% das pessoas aptas a votar nas Eleições de 2022, apesar da sub-representação nos espaços políticos e de poder.

Por que votar?
Votar é um ato de democracia, molda os inúmeros ambientes que vivemos, como o econômico, cultural e o social, nos afetando diretamente. Além de ser um ato de cidadania, o voto pode contribuir para o avanço de várias políticas públicas existentes no país, auxiliando a população em diferentes áreas. Permite que o povo escolha representantes engajados com toda a sociedade, melhorando, assim, a qualidade de vida dos cidadãos, de sua cidade, estado e país.
É importante ressaltar que o voto deve ser realizado de forma consciente, é a oportunidade do eleitor fazer a diferença, nas mudanças que ele deseja para o país.

O eleitor
O Brasil possui mais de 150 milhões de eleitores, de acordo com dados do TSE, mas, grande parte da população não gosta de falar sobre política, não tem interesse ou até mesmo se sentem desacreditados e desmotivados. Tal posicionamento até é compreensível, se considerarmos a atual situação econômica do país, a grande quantidade de desemprego, violência, inflação, miséria, falta de moradia, saúde e educação precárias, corrupção, entre tantos outros problemas. Devido a essas questões, o número de votos em branco e nulos podem ser expressivos, entretanto, é preciso mudar.
Desta forma, é importante que as pessoas compreendam que o voto é um instrumento de mudança política e social. É uma das mais fortes provas da soberania do povo. Por isso, é fundamental que cada eleitor busque informações concretas e verdadeiras sobre os candidatos, entenda os projetos e propostas de cada um, para que assim, conscientemente, possa fazer escolhas mais assertivas para o futuro do país.
Nesse sentido, também é fundamental que, ao votar, o eleitor opte em escolher candidatos que, se eleitos, defendam projetos de leis e a garantia de direitos que beneficiem a classe trabalhadora, que representa grande parte da população do país. Eleger candidatos que posteriormente governem por interesses próprios, ou que beneficiem apenas pequenos grupos ou uma pequena parcela da população, não irá mudar a realidade. É preciso olhar para quem os representantes do povo realmente irão governar, após eleitos.

Assim, o voto de cada um será decisivo para os próximos quatro anos e para a mudança que todos almejamos para o nosso dia a dia, com um Brasil melhor para todos.




(*Fontes:
https://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2022

https://www.tre-sc.jus.br/eleicoes/tire-suas-duvidas/voto-obrigatoriedade

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/historia-das-eleicoes-no-brasil.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/o-processo-eleitoral-no-brasil-imperio.htm

https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2022/Julho/brasil-tem-mais-de-156-milhoes-de-eleitoras-e-eleitores-aptos-a-votar-em-2022-601043

https://www.tse.jus.br/o-tse/escola-judiciaria-eleitoral/publicacoes/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-ano-ii-no-5/voto-consciente-um-forte-instrumento-de-mudanca-politica-e-social )

Últimas Notícias

Tags