• Fone/Fax: (47) 3351 - 1373
Foto Sintrivest sedia formatura da Escola de Costura da AmpeBr
  • 20/09/2022

Sintrivest sedia formatura da Escola de Costura da AmpeBr

73 profissionais concluíram o curso e 80% deles já estão no mercado de trabalho

A noite de quinta-feira, 15 de setembro, foi especial para 73 alunos e alunas da Escola de Costura, projeto da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), que concluíram o curso e receberam a entrega dos certificados. A solenidade de formatura ocorreu no auditório Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest) e reuniu familiares e amigos dos alunos, diretores da AmpeBr, parceiros do projeto e convidados.
Com isso, a Escola de Costura já formou 525 pessoas, que encerram a capacitação aptas para o mercado de trabalho, sendo que 80% delas já estão atuando no setor, seja em empresas ou abrindo o próprio negócio. Ao todo 90 novos alunos e alunas iniciaram a capacitação na sede da AmpeBr, no mês de julho, e 73 concluíram agora, demonstrando também a boa adesão ao mesmo. Além disso, entre os alunos, 17 hatianos concluíram a capacitação, demonstrando a força de vontade e de aprender, que supera qualquer limitação, como a língua, por exemplo.

Acesso ao mercado e profissionalização
Durante o evento, a presidente da AmpeBr enalteceu a importância do projeto bem como da continuidade do mesmo, que tem contribuído não apenas para as empresas que precisam de profissionais da costura, mas também para os alunos que passam a ter um novo ofício. “Com certeza o papel social da AmpeBr mais uma vez foi alcançado, unindo a demanda de mão de obra das empresas, com a necessidade de profissionalização e renda de muitas pessoas. A maioria dos alunos chegam na cidade de outras regiões, em busca de uma qualificação, e a Escola de Costura oportuniza isso: contribui para o desenvolvimento da cidade e das micro e pequenas empresas locais”, comentou.
A presidente do Sintrivest, Marli Leandro, também destacou a satisfação da entidade ser parceira da Escola de Costura e do sindicato, mais uma vez, sediar a formação. “Esse momento de conclusão é muito importante, pois sabemos o quanto esse certificado faz a diferença na vida dos alunos, onde muitos agora poderão estar no mercado de trabalho, já que é uma profissão que falta muito na cidade. Ficamos muito felizes em sermos parceiros e esperamos que o projeto possa crescer, ter outras parcerias, formar muitas pessoas, e contribuir para todo o desenvolvimento do setor têxtil da região”, completou.

Mudança de vida
Entre os formandos estavam Maria Uania de Paiva Cortez, 21 anos, Aidê Marques de Paiva Teotero, 48 anos, e Carlos Alberto de Souza, 51 anos. Há 12 anos morando em Brusque, mãe e filha vieram de Natal (RN) e Carlos, esposo de Aidê, de São Paulo (SP). Ambos souberam da Escola de Costura da AmpeBr por uma conhecida e resolveram se inscrever. Aidê trabalhava como auxiliar de limpeza, mas há dois anos estava desempregada. A filha, ainda não tinha uma profissão, e o esposo estava afastado do trabalho. A família viu no curso uma nova oportunidade de emprego, renda e de novas perspectivas de vida. “É uma grande alegria poder receber esse certificado hoje. Com o curso temos já temos emprego, descobrimos um ofício que gostamos muito de fazer e não queremos parar”, detalha Aidê.
Após a conclusão do curso, o trio pretende continuar costurando e mais: querem montar a confecção própria. “Queremos fazer a nossa própria marca, ter uma loja e quem sabe, no futuro, chegar a ter uma rede de lojas”, projeta Souza. “Pra mim foi uma experiência nova, muito interessante. Achei que seria difícil aprender a costurar, mas gostei muito. Agradeço muito à AmpeBr e às professoras que me deram essa oportunidade”, comenta ele, que quer aprender modelagem e se especializar no segmento.
Segundo Maria Uania, a realidade que a família vivia no Rio Grande do Norte era muito diferente da que encontrou em Brusque. “Passamos muitas dificuldades e necessidades, a realidade de lá era outra. Olhar para 12 anos atrás, ver como vivíamos e como estamos hoje é muito gratificante, estamos muito felizes. A cidade de Brusque e a AmpeBr nos proporcionaram uma vida muito melhor”, acrescenta a jovem.

Escola de Costura
A Escola de Costura da AmpeBr é um curso gratuito, oferecido na sede da AmpeBr, e tem como objetivo qualificar mulheres e homens nesta importante e necessária mão de obra da costura, constantemente procurada pelas empresas de confecção da cidade e da região. Iniciado no ano de 2019, o curso iniciou como ‘Amor pela Costura’ e este ano tornou-se ‘Escola de Costura’, tendo como professoras as profissionais Maria Isabel Daroceski e Andreia Ranghetti’.

Inscrições
A Escola de Costura já está com as próximas turmas fechadas, entretanto há uma lista de espera para quem deseja fazer o curso, nas próximas formações. Ainda há vagas para as turmas nos períodos da manhã e da tarde. Para isso, interessados devem entrar em contato com a AmpeBr, no (47) 3351-3811 ou (47) 9 9289-3381.
São parceiros do projeto: Sintrivest, Sifitec, Sindivest, RC Máquinas, Aquarela, Hirlogs, Rosa Maria, Tecebem, Anna Bakana, Craas, Aradefe Têxtil, Rvb Malhas, Marazul Malhas, Arrazanty, Prefeitura De Brusque, Núcleo Toalhas da ACIBr, RC Conti, Elemento Zero, Warusky, Silmak, NCA Malhas, TR Têxtil, e Viacredi.

Últimas Notícias

Tags