Data de publicação: 25/10/2015

Evento

Inauguração de novos espaços marca aniversário de 33 anos do Sintrivest

Inauguração de novos espaços marca aniversário de 33 anos do Sintrivest

Compartilhar em:

Inauguração de novos espaços marca aniversário de 33 anos do Sintrivest
A partir desta segunda-feira, 26 de outubro, associados ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest) passam a contar com dois novos espaços na sede da entidade: a ampliação dos consultórios médicos, para garantir ainda mais a qualidade dos atendimentos aos trabalhadores, e um novo salão de beleza, que irá inovar os serviços disponíveis pela entidade.
A inauguração dos espaços marcou o aniversário de 33 anos do Sintrivest na tarde de sábado, 24 de outubro, e reuniu integrantes da diretoria da entidade, trabalhadores que participaram da fundação do sindicato e cerca de cem filados, que comemoraram as conquistas ao longo dos últimos anos, bem como os novos ambientes e serviços disponíveis a partir de agora. “É um orgulho para nós podermos proporcionar essas melhorias aos nossos associados. Comemoramos esses 33 anos com um saldo muito positivo de conquistas e com a expectativa de avançarmos cada vez mais na luta em prol da nossa classe”, declarou na oportunidade a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.

Contribuição
Durante a solenidade de inauguração, membros da diretoria da entidade também lembraram do início dos trabalhos do sindicato, após a organização de um grupo de trabalhadores, da empresa Krieger S/A, que encaminhou o pedido ao Ministério do Trabalho para a criação do mesmo. Assim, em 26 de outubro de 1982 foi concedida da carta sindical que fez surgir o Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário na época. “Naquele momento queríamos mais do que nunca melhores condições, melhores salários e nos reuníamos no final do expediente para buscarmos essas alternativas. Se hoje chegamos aqui foi com a ajuda de muitos trabalhadores e com certeza o nosso maior orgulho foi termos crescido junto com cada um dos nossos associados, que tiveram uma grande importância na construção na nossa história”, comentou o tesoureiro do Sintrivest, José Gilson Cardoso, que foi um dos que acompanhou a criação do sindicato na época.
Também presente da solenidade dos 33 anos do Sintrivst, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc), Idemar Antônio Martini ressaltou o bom trabalho que o sindicato tem realizado em prol dos seus associados nos últimos anos, que segundo ele hoje é destaque a nível estadual e também nacional na luta dos direitos da classe. “É uma grande satisfação estarmos aqui e sempre prazeroso ver que um sindicato assim consegue avançar e fazer inovações no atendimento aos trabalhadores, já que outros sindicatos maiores que o Sintrivest não fazem o que ele faz atualmente. Trago abraço da Fetiesc e torço para que no futuro possamos ter mais sindicatos como o Sintrivest”, declarou Martini.

Novo veículo de informação
Como forma de comemorar e marcar os 33 anos de fundação do sindicato, foi lançada também a primeira edição da Revista do Sintrivest. Com veiculação semestral, ela será distribuída de forma gratuita aos trabalhadores, com entrevistas e matérias especiais sobre atividades do Sintrivest, do movimento sindical, e de temas relevantes e pertinentes para toda a comunidade.

Outubro Rosa
Antes da solenidade de inauguração dos novos espaços, o público também participou de uma palestra sobre Câncer de Mama, alusiva às atividades da campanha mundial do Outubro Rosa, realizada todos os anos pelo Sintrivest. Este ano, a ação foi em parceria com a Unimed Brusque, e na oportunidade o oncologista Rodrigo Kraft Rovere falou sobre a doença, abordando desde a necessidade de prevenção por meio do auto-exame e de mamografias, até os sinais e sintomas do câncer de mama, que é o tipo mais diagnosticado e o que mais mata mulheres no mundo.
Além disso, o médico também apresentou dados de um artigo científico publicado por ele uma revista européia, a partir de uma pesquisa que comprovou que 62% das mulheres brasileiras de baixa renda nunca fizeram uma mamografia. “Temos que mudar essa realidade. Se temos exames de mamografia que são oferecidos de forma gratuita, talvez a falta de orientação e conscientização sobre a importância de se realizar exames preventivos seja o principal problema. Sabemos que quanto mais precoce o diagnóstico do câncer de mama, maiores são as chances de cura, por isso é muito importante levar essas informações ao maior número de mulheres”, comentou. Além da explanação, o público que participou da palestra, em sua maioria mulheres trabalhadoras do setor vestuaristas, teve a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque também estiveram presentes no evento e reforçaram o trabalho da entidade no apoio as mulheres que já tiveram ou são diagnosticadas com o câncer, bem como trouxeram exemplos de quem já superou a doença, como Adriana Guckert, 42 anos, moradora do bairro Cedinho, que venceu o câncer nas duas mamas.

Atendimento
A partir desta segunda-feira, 26 de outubro, todo o atendimento médico já será realizado no novo espaço dos consultórios do Sintrivest. Além disso, o salão de beleza do sindicato oferecerá serviços de cortes de cabelo masculino e feminino, bem como de manicure e pedicure, disponível aos trabalhadores e trabalhadoras vestuaristas. Ambos os ambientes funcionam na sede do Sintrivest, no segundo andar, no espaço que era feita distribuição do material escolar. Mais informações: (47) 3351-1373.

(Confira mais fotos na página do Sintrivest no Facebook)