Data de publicação: 19/04/2017

Moda

Sintrivest e demais entidades se reúnem para discutir organização do 7º Desfile das Costureiras

Sintrivest e demais entidades se reúnem para discutir organização do 7º Desfile das Costureiras

Compartilhar em:

Sintrivest e demais entidades se reúnem para discutir organização do 7º Desfile das Costureiras
Na terça-feira, 18 de abril, representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Brusque (Senai/Fiesc), estiveram reunidos para a definição e organização mais alguns detalhes do 7º Desfile das Costureiras.
O evento acontece no dia 25 de maio, a partir das 19h, na Sociedade Santos Dumont. Como nas edições anteriores, o 7º Desfile das Costureiras é um trabalho conjunto entre os acadêmicos de moda das duas entidades de ensino parceiras e das costureiras que atuam junto aos sindicatos patronal e dos trabalhadores. Os alunos criam os looks e, no dia do evento, quem sobe à passarela e atua como modelo são as próprias costureiras, profissionais protagonistas do setor do vestuário, tão importantes para a economia da cidade.
Este ano, novamente as vagas são limitadas e interessados podem entrar em contato com o sindicato, através do (47) 3351-1373 ou na sede da entidade.
Em 2017 o Desfile será inspirado na década de 1970, período que marcou a moda, música e cultura do Brasil e do mundo.

Homenagem e valorização
O objetivo do Desfile é valorizar os profissionais que são fundamentais para a cadeia de produção têxtil e demonstrar que a costura é um trabalho criativo e de grande importância para a economia da região, além de fazer com que as trabalhadoras e trabalhadores do setor possam vivenciar uma experiência como modelos, levando em consideração que a moda que costuram todos os dias estampa as vitrines e muitas das passarelas do Brasil.

O Desfile das Costureiras é uma iniciativa do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), que desde 2010 promove o Desfile como forma de valorizar profissionais que contribuem para fazer de Brusque a ‘Capital da Pronta Entrega’. Em 2014 o evento ganhou o apoio do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e já em 2015, o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Brusque (Senai/Fiesc) se uniram ao projeto, reforçando o time de entidades em prol de um mesmo objetivo.

Em 2015, cerca de 60 trabalhadoras do setor participaram e mais de 800 pessoas prestigiaram o Desfile. Já em 2016, foram cerca de 80 profissionais do segmento que atuam em Brusque e que participaram da sexta edição do Desfile, que reuniu aproximadamente mil pessoas.