Data de publicação: 16/06/2015

Encontro

Sintrivest participa de 1º Encontro Regional de Mulheres de Brusque

Evento foi realizado na sede do Sintricomb

Compartilhar em:

Sintrivest participa de 1º Encontro Regional de Mulheres de Brusque
Palestras e debates marcaram a noite de sexta-feira, 12 de junho, e a manhã de sábado, 13, no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb). A entidade realizou o 1º Encontro Regional de Mulheres Trabalhadoras. Temas como superação, beleza feminina, inserção da mulher em espaços predominantemente masculinos, saúde da mulher e família fizeram parte do cronograma do evento, que reuniu mulheres de várias partes do estado, entre elas a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.

Um dos destaques foi a palestra ministrada pela estudante de segurança no trabalho Aparecida Maria Montoanelli. Ele compartilhou com os presentes um dos momentos mais delicados e difíceis de sua vida. Após sofrer acidente no trabalho em que quase perdeu a vida, ela falou sobre como conseguiu superar o trauma e, principalmente, a autoestima. “Depois disso tudo, eu tive que aprender a recomeçar. E hoje sou uma pessoa feliz com tudo o que tenho”, disse ela.

Aparecida trabalhava em uma empresa têxtil, quando seu cabelo ficou preso em uma máquina a qual manuseava. Ela acabou sendo puxada pelo equipamento, que engolia sua cabeça enquanto ela gritava por ajuda. O resultado foi parte do rosto desfigurado, além de ter tudo o couro cabeludo arrancado e partes das duas orelhas decepadas. História de superação que emocionou o público presente no evento.

O 1º Encontro Regional de Mulheres teve ainda outras quatro palestras. A sindicalista Sônia Maria Zerino da Silva, de Brasília e que ocupa a função de secretária nacional da mulher da Nova Central Sindical, falou sobre a participação feminina no movimento sindical brasileiro.
Já a profissional motivacional Carla Galo se deslocou do Rio de Janeiro para falar sobre beleza da mulher. Na palestra, ela citou exemplos de casos e situações que afetam o público feminino e sua estima. A preocupação com a saúde bucal foi o assunto levado ao evento pela cirurgiã dentista Tallita Arena da Silva Almeida, e o ciclo de palestras foi encerrado com a enfermeira Clotilde Imianowsky, que atua no setor de saúde pública do município de Brusque. O tema era A importância da família.

O presidente da Nova Central Sindical Nacional e ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), José Calixto Ramos, frisou que eventos como o realizado em Brusque são fundamentais para chamar a mulher a ocupar espaços na sociedade. “Mesmo que seja um evento aparentemente singelo, ele tem um grande significado para isso. Para a acessibilidade da mulher neste processo”, frisou ele.

Já o presidente da NCST de Santa Catarina, Altamiro Perdoná, afirmou que a participação da mulher no sindicalismo pelo estado ainda é pequena, mas vem avançando. “Estamos crescendo há anos. Crescendo muito com esse trabalho. Outras centrais estão há quase 30 anos buscando inserir a mulher e nós em menos de dez anos já temos avançado bastante”, completou.

(Textos e fotos: Assessoria de Imprensa Sintricomb)