Data de publicação: 21/03/2022
Sintrivest realiza evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher
Sintrivest realiza evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher
Autoestima foi o tema do encontro, com palestra da terapeuta Graziela Tomasi
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no mês de março, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Região (Sintrivest) realizou no sábado, 19 de março, um encontro especial em sua sede, voltado a todas as associadas. O evento voltou a ocorrer de forma presencial, já que por conta da pandemia desde 2020 não havia sido mais realizado.
Na oportunidade, a presidente do Sintrivest, Marli Leandro falou sobre a importância do dia 8 de março, da luta histórica das mulheres, bem como algumas dificuldades enfrentadas no dia a dia e como é possível mudá-las. “Muitos direitos que temos hoje em nossa sociedade, como o do voto, do divórcio, o direito à liberdade, e tantos outros, foram conquistados. Algumas foram conquistas difíceis, por isso é sempre importante fazermos essa reflexão na data. Ao longo dos anos também vimos que o Dia da Mulher passou a ser ‘romantizado’ de certa forma, e temos que lembrar que este é um momento de pensarmos sobre como é possível termos mais dignidade, igualdade, e respeito às nossas individualidades, sem sofrer qualquer tipo de violência”, pontuou.
Mais vida
Ao longo do encontro foi realizada a palestra "Eu Mais", sobre autoconhecimento, ministrada pela parapsicóloga clínica, consteladora familiar e treiner em PNL, Graziela Tomasi Bertolini, que na oportunidade fez várias reflexões para que as mulheres possam manter o equilíbrio em diversas áreas da vida. Através de contos e exemplos práticos, que emocionaram e proporcionam às participantes muitas reflexões, a especialista reforçou a importância do amor próprio, de as mulheres investirem mais em si, da relação e respeito que cada pessoa deve ter com seus pais, e em como devemos fazer escolhas conscientes para mudarmos e melhorarmos nossas vidas. “Foi um privilégio ser convidada para este evento, para falar a mulheres que são do setor do vestuário, onde minha mãe e minha vó também atuaram. E este evento teve muito a ver com o meu propósito de vida, que é trabalhar com mulheres e com a cura do feminino. Que cada participante possa levar as reflexões de hoje para sua vida e seu dia a dia e evoluir”, comentou Graziela.
Participação especial
Além disso, as participantes receberam a visita surpresa da personagem e “digital influencer”, Lucrécia Yolla, que de forma divertida e bem-humorada trouxe ainda mais reflexões para as mulheres, com sua palestra “Espelho, espelho meu: existe alguém mais bonita do que eu?”, complementando o tema do evento sobre a importância do autoconhecimento. “É muito importante que cada uma de vocês saiba que é uma mulher empoderada: aquela que acorda, trabalha, ganha seu dinheiro, cuida dos filhos, da casa, do marido e tem tempo para si. Isso é empoderamento e orgulho, de saber que vocês são capazes de fazer tudo isso e principalmente de fazer o que vocês quiserem. Acreditem no seu potencial, pois cada uma é única, e ninguém é melhor que ninguém”, ressaltou na oportunidade.
Segundo o intérprete da personagem, o modelista Márcio Pissarra, Lucrécia Yolla nasceu há seis anos em uma empresa têxtil da cidade, e é a junção de diversas mulheres, inspirada em: Darcy Gonçalves, Ana Maria Braga, Hebe Camargo, e sua própria mãe, dona Conceição. Com alegria e bom humor, ele busca levar mensagens de otimismo às pessoas, e em especial às mulheres. “Foi uma honra participar deste evento, em fazer as mulheres entenderem que elas têm várias versões de si e que são capazes de ser e fazer o que quiserem”, completou.
Para a vida
Para a associada do sindicato, Tatiana Gama, o evento foi de grande importância, já que as reflexões feitas na palestra foram transformadoras. “Foi uma tarde incrível. A questão abordada sobre a relação com os nossos pais, em especial, me fez pensar muito, sobre a minha criação e a dos meus irmãos, em entender melhor as condições dos meus pais e honrar o que eles puderam fazer por nós. Com certeza quando eu voltar a encontrar minha mãe vou olhar de forma diferente para ela. Adorei ter participado deste evento que contribuiu muito para minha evolução”, destacou.
Da mesma forma a integrante do atual Conselho Fiscal do Sintrivest, Cleusa Antunes da Rosa elogiou a palestra abordada e toda a programação do evento, que ajudou a fortalecer ainda mais o olhar das mulheres para si e também para suas relações familiares. “Foi incrível ouvir contos e exemplos, que nos fizeram identificar com nossas próprias histórias. Vimos que com autoestima é possível transformar as nossas vidas. Por isso, precisamos sempre reconhecer e agradecer aos nossos pais por estarmos aqui, bem como ter vontade de mudar algumas coisas para evoluirmos como seres humanos”, complementou.
Ao todo, cerca de 50 mulheres marcaram presença no evento.