Data de publicação: 13/10/2016

Prevenção

Sintrivest realiza palestra sobre o Outubro Rosa

Evento realizado nesta quinta-feira em Guabiruba será repetido no sábado, em Brusque

Compartilhar em:

Sintrivest realiza palestra sobre o Outubro Rosa
Rosa na camiseta, no bóton, na cor do batom e no esmalte. Rosa, inclusive, nas flores. Na noite desta quinta-feira, 13 de outubro, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque e Guabiruba (Sintrivest), realizou seu tradicional evento do Outubro Rosa, na Câmara de Vereadores de Guabiruba. A palestra gratuita e aberta à comunidade será repetida neste sábado, 15 de outubro, às 15h, no auditório da entidade, em Brusque.
“Estamos fazendo a nossa parte. Nossa categoria é predominantemente feminina, são milhares de mulheres associadas. Muitas delas já enfrentaram o câncer de mama. Algumas, infelizmente, não resistiram. Outras conseguiram superar a doença e hoje seguem a vida. Então o nosso principal objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância de fazer os exames preventivos, de procurar o médico regularmente e de se informar sobre o assunto. Enquanto entidade sindical, a nossa luta é pela melhora na qualidade de vida e promovendo eventos como o “Outubro Rosa” nós estamos também contribuindo para isso”, avalia a presidente do Sintrivest, Marli Leandro.
A palestra “Câncer de mama: um resumo” foi ministrada pelo médico radiologista Gustavo Gumz Correia. Bastante interativo, ele dialogou com a platéia e respondeu dezenas de perguntas. “É importante falar sobre o câncer de mama porque é uma das poucas doenças que se consegue rastrear e detectar ainda no estágio inicial, permitindo um tratamento mais efetivo e menos agressivo para a paciente. Toda empresa ou organização que lida com pessoas deveria desempenhar esse papel educativo, mesmo que fuja do seu objetivo primário. O Sintrivest, por exemplo, é um sindicato vestuarista, não atua na área da saúde. Ainda assim, possibilita momentos como este, de acesso à informação”, destaca o médico Gustavo Gumz Correia.
O evento contou ainda com a presença da atriz Patrícia Souza, através da sua personagem Adalina, sucesso nas redes sociais. Com tanta presença de espírito, foi possível dar boas gargalhadas durante essa conversa tão séria sobre o câncer de mama. E, para finalizar, além de camisetas exclusivas entregues gratuitamente, a Câmara de Guabiruba distribuiu rosas para as mulheres presentes, demonstrando o quanto a vida de cada uma delas é importante e, por isso mesmo, merece ser cuidada.
Para participar da palestra do Sintrivest nesse sábado é necessário fazer a inscrição ainda nesta sexta-feira, 14 de outubro, pelo telefone 3351-1373.


Estatísticas

- Uma em cada oito mulheres vai ser acometida pelo câncer de mama
- Na última década houve uma discreta reduzida no número de casos da doença
- É a segunda maior causa de óbito por câncer em mulheres, atrás apenas do câncer de pulmão


Fatores de risco

- Ser mulher
- Idade mais avançada
- Genética
- Histórico familiar
- História pregressa
- Etnia
- Densidade do tecido da mama
- Doenças benignas da mama
- Período menstrual mais longo (primeira menstruação precoce e menopausa tardia)
- Nenhuma gestação
- Uso de anticoncepcional ou reposição hormonal
- Obesidade


Conselhos médicos

- Realizar atividade física
- Controlar o peso
- Comer vegetais, frutas, peixes e preferir alimentos com baixo teor de gordura
- Limitar o álcool
- Limitar o uso de terapia hormonal


Perspectivas futuras

- Avaliação das causas genéticas
- Quimioprevenção, ou prevenir com uso de química
- Cintilomamografia
- Tomossintese mamária (mamografia em três dimensões)
- Cirurgia Oncoplastica
- Novos quimioterápicos
- Terapias direcionadas