Data de publicação: 22/07/2024

Trabalhadores do Vestuário aprovam reivindicações da Campanha Salarial 2024

Categoria reivindica perdas salariais, mais 5% de aumento real e ampliação de direitos. Proposta segue para negociação com o sindicato patronal

Compartilhar em:

Trabalhadores do Vestuário aprovam reivindicações da Campanha Salarial 2024
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Sintrivest) deu início à Campanha Salarial 2024, sob o lema "Dignidade no Trabalho - Proteção dos Direitos", com a realização da primeira Assembleia. O encontro aconteceu na tarde de sábado, 20 de julho, no auditório do sindicato em Brusque, reunindo trabalhadores e trabalhadoras do setor.


Durante a assembleia, a presidente do sindicato, Marli Leandro, e o tesoureiro, José Gilson Cardoso, apresentaram os atuais direitos da categoria, conforme a convenção coletiva vigente, e discutiram os percentuais de reajuste salarial a serem negociados com o sindicato patronal, com também o piso inicial da categoria. Além disso, novas reivindicações foram propostas para a ampliação dos direitos dos trabalhadores.


Após um debate sobre todas as cláusulas, os trabalhadores aprovaram por unanimidade o rol de reivindicações que seguirá, já nesta semana, para negociação com o sindicato patronal. A presidente do Sintrivest destacou a importância da data-base da categoria, em setembro, e a necessidade de discutir e aprovar as reivindicações em julho para dar início às negociações.


“Esta primeira assembleia é sempre muito importante, pois é ela quem pauta toda a nossa campanha salarial. A partir disso damos início à negociação com o sindicato patronal, sempre com o objetivo de proteger os direitos já adquiridos pela categoria e ampliá-los. A nossa luta diária é para que o trabalhador tenha seus direitos garantidos, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho, que é o que negociamos a cada ano. E lembramos ainda que o sindicato negocia para todos os trabalhadores da categoria, independentemente de serem sócios ou não”, afirmou Marli Leandro.



Ampliação de Direitos


Entre as principais demandas, os trabalhadores reivindicam a recuperação das perdas salariais acumuladas, somadas a um aumento real de 5% nos salários. Também solicitam o aumento dos valores de auxílio medicamento e auxílio creche. Outra reivindicação para a negociação deste ano é a inclusão de um cartão alimentação ou cesta básica, uma demanda que já havia sido discutida em 2023, mas que não avançou nas negociações anteriores.


“Esperamos já no início de agosto termos a primeira rodada de negociação com o sindicato patronal e queremos avançar nas conquistas. Tem muitas cláusulas importantes que já conquistamos, as quais queremos renovar e melhorar. Esperamos fazer um bom debate com o sindicato patronal, uma boa negociação, que a gente consiga avanços de benefícios, porque os trabalhadores merecem, eles produzem muito. Nossa região é referência no setor, existe uma produção muito grande que passa pelas mais dos trabalhadores e trabalhadoras todos os dias. Então entendemos que é justo que o sindicato patronal possa reconhecer e melhorar o reajuste salarial e os benefícios a toda categoria”, enfatizou Marli.


O rol de reivindicações está disponível no site do Sintrivest para consulta dos interessados.